O segundo Concurso Internacional de Planejamento Urbano e Design de Hebei - Desenho Urbano de Xingdong, organizado pela Revista Urban Environment Design (UED), anunciou sua lista de vencedores para a edição deste ano, com o tema "Cidade do Futuro".
Empresas de arquitetura premiadas participaram da competição, refletindo sobre o urbanismo transformador de Xingtai e interpretando seu desenvolvimento contínuo com base em fatores sociais, econômicos, demográficos, ecológicos e culturais.
A cidade chinesa de Xingtai é um importante ponto focal entre Pequim, Tianjin e Hebei. Com os novos desenvolvimentos no distrito de Xingdong, foi importante explorar e integrar suas vantagens espaciais e industriais e construir uma plataforma internacional para empreendimentos e negócios estrangeiros. A competição foi baseada nas condições de desenvolvimento existentes na cidade de Xingtai, combinadas com estratégias recentes e visões futuristas.
Primeiro colocado: Equipe Cui Kai
Projeto: Como ativar uma nova área através do planejamento e desenho? Desenvolvimento liderado por infraestrutura como uma das abordagens.
A equipe de Cui Kai propôs uma "economia sob trilhos de alta velocidade" como a energia motriz da "Cidade do Futuro" de Xingdong, com base em sua adjacência ao trem de alta velocidade. A proposta vencedora é eficiente, gerenciável e pode ser executada dentro de um curto período de tempo. A empresa integrou a arquitetura às paisagens e à estação, combinando a cidade em uma forma espacial "orientada a aglomerados". A implementação de “serviços circulantes” situou a Estação Leste de Xingtai no coração da cidade, combinando estrategicamente comércio, exposições, conferências, hotéis e infraestruturas residenciais. A cidade também foi alinhada ao planejamento regional do "Eixo de Desenvolvimento de Jingbaoshi", criando um novo impulso para o desenvolvimento econômico de Xingdong.
Segundo Colocado (1): Equipe Yang Baojun
Projeto: Como a cidade vive com o meio ambiente? "Inverta" o pensamento e a natureza como lar.
A proposta de "Breeze City" da equipe Yang Baojun foi selecionada como um dos segundos colocados na competição. A proposta era sustentável, orientada para o futuro e flexível em termos de desenvolvimento. O projeto concentrava-se em três corredores "de vento", introduzindo uma nova "brisa" no novo distrito. A proposta criou seu próprio jardim, servindo de pano de fundo para o rio Niuwei. Os sistemas de água chegam ao oeste, ligando Xingtai à cidade de Niu, a Expo Horticultura, o Parque Ecológico Central e o trem de alta velocidade de Xingdong. Oficinas, fóruns de arte, áreas de jardinagem foram implementadas ao longo do rio, construindo uma "comunidade ecológico-artística".
Segundo Colocado (2): UNStudio
Projeto: Qual é o caminho para o futuro? "Azul esverdeado" para prosperar.
A proposta "Capital Verde, Cidade Azul" do UNStudio re-imagina o conceito de "cidade futura", definindo um impulso econômico que se concentra na saúde física, mental e social dos moradores da cidade. O estúdio propôs um "motor ecológico verde-azulado" que coabita humanos, plantas e animais em um ambiente seguro e limpo. Sua implementação sustentável foi a de paisagismo, elementos de água, arquitetura e infraestrutura.
Com o passar do tempo, os requisitos para as cidades têm se modificado. Do "baixo custo, aceleração" às profundas mudanças na "re-inovação, qualidade", a nova era exige desenvolvimento de alta qualidade em muitos aspectos, enfatizando humanismo, habitabilidade, características e ecologia. Atualmente, a China está em processo de informação, inteligência, ecologia e humanismo. As cidades em mudança não estão mais rigidamente ligadas à forma espacial tradicional. As cidades precisam de mais esforços para retornar às necessidades das pessoas, melhorar a experiência urbana, melhorar a qualidade da cidade e promover melhor o desenvolvimento urbano futuro. - Revista UED
Outras propostas notáveis incluem:
O estúdio de Thom Mayne propôs o conceito de “Nova área de Xingdong, cidade de cem parques”, uma junção de paisagens naturais, conectando diferentes comunidades e tecidos urbanos, além de promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado.
A proposta de Zaha Hadid Architects trouxe um novo modelo de projeto urbano que foca no crescimento da urbanização, a evolução econômica e cultural e as mudanças no ambiente construído, mas que reflete no planejamento urbano tradicional.
Equipe He Jingtang
He Jingtang propôs um conceito de planejamento baseado no tema “difundir a cultura, criando um futuro fora da cidade”. Seu desenho é baseado em quatro características que são “observação de estrelas, rega, construção e jardinagem”. Este é um plano que traz harmonia com a natureza e alta qualidade de vida.